segunda-feira, 21 de junho de 2010

Não-eclética, e daí?



Por Mônica Salmazo


Eu estava prestes a começar outra história de romance, de aventuras, de sofrimento e outros diversos fatores que recheiam as histórias interessantes. Foi então que prestei bastante atenção no meu ambiente para escrever, eu escrevo em qualquer lugar, mas não suporto escrever sem música. Taí um tema interessante de verdade.

As músicas são a influência mór da escrita, quando estamos ouvindo músicas que falam de relacionamento entre casais então ficamos muito mais sucetíveis a escrever sobre o assunto. As mais belas músicas, na minha opinião, são as que falam sobre a vida, é incrível a capacidade de síntese que aprendemos a ter quando estamos sob influência da música.
Música faz parte da existência humana, que atire a primeira pedra quem nunca colocou músicas depressivas depois de levar um fora ou então de terminar um relacionamento complicado. A música é essencial sim! Nem por isso eu me julgo eclética, odeio determinados gêneros musicais e acredito que o preconceito contra pessoas não-ecléticas seja maior do que preconceito que essas pessoas não-ecléticas tem com os estilos musicais.
Vivo escutando de amigas que eu sou chata por que não aceito ir em show de sertanejo com elas, bom, na minha opinião, prefiro ficar em casa vendo um bom filme ou procurar outro lugar para ir. O problema dos não-ecléticos é que acabamos nos isolando, de certa forma, da sociedade. Vamos pensar: cidades pequenas, nada comparado com São Paulo ou Rio de Janeiro, são mais difíceis de encontrar opções. Se você é o único membro da turma não-eclético as probabilidades de ficar sozinho em um sábado à noite são bem maiores.
Mas defendo-me ao dizer que realmente prefiro ser isolada e curtir coisas que gosto do que ir a lugares que não são a minha praia. Sinto-me desconfortável, deslocada e irritada, você já se sentiu assim? É muito estranho, e muito diferente de quando estamos em um ambiente familiar e agradável, são outros 500...
Por isso escolho por ser não-eclética, mesmo que fique sozinha às vezes por falta de opção... bom... é sempre bom ter um tempo para curtir a si mesma.

4 comentários:

  1. Nossa q drama Mônica!

    Acho o seguinte, vc é super preconceituosa com outros tipos de música, não gostar é uma coisa, mas falar mal é outra.
    Mesmo os ecléticos têm preferências, acho que a diferença ta em aceitar o gosto do outro. Eu mesmo me considereo eclética, mas meu tipo de música favorito é mpb, e eu odeio rock pesado, mas se escutar do meu lado não vou morrer, só prefiro minha boa e velha mpb.
    Sei q vc já ouviu várias vezes te chamarem de chata, mas não é por vc ser não-eclática, mas é pq quem te chamou tbm era preconceituoso.
    Na vida tudo é assim, ngm é igual ngm (Graça a deus), e a gente não pode ficar rotulando todo mundo.

    E eu juro q nunca vou te deixar sozinha num sábado a noite! Sempre vou tentar fazer alguma coisa q todo mundo goste! É assim que funciona a vida em harmonia, respeitando os gostos e o espaço dos outros, e se tiverem alguma coisa em comum (e nós temos várias), ótimo! Senão... paciência, cada um escolhe o q faz, né!

    E se não gosta, concordo com vc, melhor ficar em casa mesmo, assim não estraga sua noite, nem a dos outros. E morro de orgulho! Pq não é todo mundo que consegue ficar sozinho consigo mesmo, isso é para poucos muito bem resolvidos.

    Texto polêmico! Sei como vc gosta disso!
    kkkkkkkk
    te amo
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, será q eu escrevi demais???
    kkkkkkkk
    Escrevi praticamente outro texto!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente outr texto Gabi..sauhsaushauhsau
    Sou da turma da Mônica,(isso ficou engraçado) me senti numa historinha de gibi rs, não sou eclética mesmo. Mas concordo com a Gabi, não é pelo fato de não gostar que eu tenha que discriminar, criticar ou excluir. Cada um faz o que gosta e todo mundo se respeitando..acho que é assim que as coisas caminham bem!
    Eeeee Moniquinha, sempre com textos polêmicos mesmo..hehehe..Parabéns!
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de todo tipo de música. Minha mãe escutava de tudo, então fui acostumada com isso. Mas eu gostei bastante do seu ponto de vista. É interessante saber que você se curte sabe?, é legal saber conviver consigo mesma.
    Mais uma vez: adorei! parabéns.

    ResponderExcluir